1 M8_pLH59bZqE9pENbSis1Q

Guerra de formatos?

A pergunta de hoje para o Daily Post, um joguinho de blogagens que eu aprendi a considerar muito desde que voltei para o WordPress tem o seguinte intuito, pelo que eu pude deduzir com alguma facilidade: não é sobre as tecnologias que eles querem saber, porque todos sabem que os vinis são melhores que CDs (viram? A imagem destacada é irônica, ora!) Eles querem saber mais sobre sentimentos. Ninguém quer blogar sobre fatos. As donas de casa querem blogar sobre sentimentos.

Pois bem, nunca fui fã de vinis, em parte porque a parte da minha vida em que eu peguei vinis na mão passou há muito tempo. O máximo que posso falar em termos de guerra de formatos nem é em relação a iPods, os monstrengos em .mp3 que o Spotify fez o favor de retirar da sala de estar, é em relação a CDs.

Convivi muito mais com CDs do que com .mp3 no início da segunda metade da  década passada, que foi quando eu comecei a prestar atenção em música (básica e infelizmente Stereogum e Pitchfork) e em bizarrices que garotos de dez, onze anos não deveriam prestar atenção originalmente. Por exemplo: achava MiniDisc uma aberração japonesa. Tipo animes.

Retromania, do Simon Reynolds, tem algo de interessante (talvez o único ponto interessante do livro todo; repito: interessante, não necessariamente correto) quando ele diz que mídias seriam o meio com que a música entrava em contato conosco (correto!) e que o desaparecer material delas faria com que tudo se baseasse num fluxo interminável, e o nosso contato com ela ficasse, digamos, atemporal, a um clique de distância (meio correto!). Respeito, enfim, os discos por isso: talvez o apreço de uma mídia física esteja na forma com que ela foi conquistada. Não sobre o material do disco em si, mas sobre a forma com que se atingiu aquela mídia. Depois, a questão é entender a música.

(Lembrando que este entendimento só é necessário se você se importa com este tipo de coisa quando for escutar um disco, ou, melhor colocando para hoje, um vinil).

2 opiniões sobre “Guerra de formatos?”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s