Call Super | “Fold Again at Last”

Numa resenha muito esperta do disco do Call Super, li que o disco não se trata de um punhado de canções, como se esperaria, normalmente, de um disco de techno (um conceito que traz consigo todo um jargão tecnicista), mas sim de um álbum conciso, um conceito encerrado em si mesmo,. Trata-se de uma ideia com começo, meio e fim. Algo com alcance.

Ainda estou desbravando o disco. Ele é longo, mas as escutadas esporádicas denunciam o contrário do que aquela resenha me avisou, eu acredito. O álbum é traiçoeiro. Ele faz com que eu trabalhe com uma ideia que eu já tenho há algum tempo acerca de discos de música eletrônica.

O disco do Call Super é traiçoeiro porque, quando escutado como música ambiente, ele se torna realmente música ambiente, um verdadeiro camaleão. Ele se une à atividade cotidiana (deveras chata e aborrecida) que qualquer um estaria realizando, e ali fica por tempo indeterminado (oitenta minutos até).

Mas, se percebido com mais esmero e dedicação, ele se revela como um disco sisudo de techno, com começo, meio e fim em suas conjecturas. Suas ideias. Sua mania de rejeitar a humanidade em tons. Sua programação. Os sons obtusos. Tudo se revela magistralmente, eu diria.

“Fold Again at Last” exprime bem essa renúncia à humanidade (conforme visto também, recentemente, em “Home” e “Chorus” de Holly Herndon) que ele confere à música que Call Super cria.  Não chega a ser humano, mas isto não significa que os signos de “Fold Again” não sejam empáticos aos nossos sentimentos. Por mais que tudo seja mecanizado e até calculado, ainda há o que se relacionar com a canção. Há diálogo e, se há conversa, há o que ver e ouvir. É isto o que mais importa.

Uma opinião sobre “Call Super | “Fold Again at Last””

  1. Pingback: Danilo Bortoli

Deixe uma resposta

