Força motriz

Faz algum tempo desde que decidi que iria escrever, algum dia, sobre “Right Now”, das HAIM. O tempo tem sido escasso e a procrastinação tem sido avassaladora. Muita coisa, pouco tempo, muito tempo gasto observando o mundo. Coisas bobas, alguém diria. Escrever, porém, é necessário. É imperativo.

Na primeira semana em que “Right Now” veio ao mundo, foi através de uma sessão ao vivo e acústica. Tímida e rústica — ao contrário do que a produção de Days Are Gone, disco polido de 2013 das irmãs, continha e prometia.  Logo depois a versão de estúdio e o anúncio de um álbum novo, Something to Tell You, que virá mais tarde nesse mês. Mais tarde ainda, veio “Want You Back”, que gerou comparações constrangedoras.

Entretanto, não quero escrever sobre essas coisas. Não exatamente sobre elas.

É que a música das HAIM nunca foi sinônimo de catalisador de catarse para mim. Sempre vi o que o conjunto de irmãs faziam como uma grande peça lustrosa: Days Are Gone, um disco pop excelente e de arestas muito bem aparadas,  continha canções acalentadoras do espírito, mais que não causavam nenhum constrangimento epistêmico, assim digamos. O pop não precisa disso às vezes. O muito bom, o técnico, basta. E isso basta.

É que essa versão ao vivo de “Right Now” nada contra a maré. Contém um refrão tão repetitivo e grudento quanto tudo o que as HAIM já fizeram há alguns anos. Mas é a crueza desse espetáculo que deve render ainda mais comparações — injustas — com o Fleetwood Mac por todas as razões erradas desse mundo.

Aqui, é tudo muito simples e direito. “And now you’re saying that you need me, baby”, Danielle canta.

Tudo acaba aqui. Sem grandes ornamentos. Sem grandes complicações. Na simplicidade mais bela que pode existir em música.

Anúncios

Um comentário em “Força motriz”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s